Exercícios físicos e reabilitação pós-fratura são temas de live da ABRASSO no Instagram

Médicas reumatologista e fisiatra debatem capítulos do Manual Brasileiro
de Osteoporose em live, nesta quinta-feira (15/07), a partir das 20 horas.

“Quadro Clínico da Osteoporose” e “Exercícios Físicos e Reabilitação Pós-Fratura” serão os temas da live da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), nesta quinta-feira (15/07), a partir das 20 horas. A transmissão será feita no Instagram da entidade (@abrassonacional) e reunirá a reumatologista Ana Clara Ribeiro e a fisiatra Pérola Grinberg Plapler. Os temas estão, respectivamente, nos capítulos 5 e 11 do Manual Brasileiro de Osteoporose.

“Conversaremos, por exemplo, sobre o diagnóstico da osteoporose mesmo sem a densitometria e quais são as atividades físicas mais indicadas tanto na prevenção como no tratamento da doença. São temas bem importantes que queremos dividir com os médicos nesta live”, afirma Pérola Plapler.

A médica Ana Clara Ribeiro, que conduzirá a live, é membro do Departamento de Jovens Pesquisadores da Abrasso. Ela é formada pela Unicamp (Universidade de Campinas), com Residência em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Pérola Grinberg Plapler se formou na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e tem título de especialista em Fisiatria pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. É mestre e doutora pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da USP (Universidade de São Paulo).

Reabilitação integral do indivíduo

O Manual Brasileiro de Osteoporose, que teve como uma das autoras a fisiatra Pérola Plapler, indica que a reabilitação do indivíduo deva acontecer de forma integral, com estabilização de fratura, tratamento de dores e contraturas, avaliação da capacidade funcional, mobilização precoce e prescrição de exercícios. Essa abordagem tem como objetivos a prevenção de quedas, a melhora da qualidade óssea e de vida para o paciente.

Ainda segundo o manual, a reabilitação de um paciente com fratura óssea por osteoporose deve ser iniciada ainda na fase aguda do processo. O ideal é que ele seja atendido por uma equipe capacitada para a avaliação da funcionalidade e das incapacidades. Este mesmo grupo poderá criar um plano de reabilitação completo, que inclua um médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiro e, muitas vezes, também psicólogo e assistente social.

Os médicos endocrinologistas, ortopedistas, geriatras, reumatologistas, fisiatras, ginecologistas, especialistas em Medicina Nuclear e outros profissionais da saúde que quiserem se associar à ABRASSO podem fazê-lo acessando o o link associe-se.



plugins premium WordPress