Previna a Osteoporose: Mexa-se!

A campanha Previna a Osteoporose: Mexa-se!”, que acontece em 20 de outubro, na Estação da Luz do metrô de São Paulo, das 9 às 17 horas e gratuitamente, está centrada nas informações de prevenção à osteoporose de acordo com cinco pilares essenciais: alimentação, exercício físico, fortalecimento de ossos, músculos e articulações.

Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, em 20 de outubro, a campanha no metrô contará com a participação de médicos da ABRASSO para orientações gerais, realização dos testes de calcâneo e FRAX, além de oficinas de nutrição e de exercício físico.

E anunciamos a grande novidade deste ano: a Casa Segura Virtual, projeto lançado pela ABRASSO para alertar a população, especialmente os mais idosos, sobre algumas precauções adotadas dentro da residência, diminuindo, assim, os riscos de acidentes e quedas.

Faça um passeio virtual pelos cômodos da Casa Segura e veja todas as dicas elaboradas pelos médicos especialistas em osteoporose.

Clique no link: https://abrasso.org.br/casa-segura

FATOS SOBRE A OSTEOPOROSE

Em todo o mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos sofrerão uma fratura óssea por causa da osteoporose. Mesmo após uma fratura, cerca de 80% dos pacientes ainda não são diagnosticados e tratados da doença. “A osteoporose pode ser prevenida e por isso fazemos todo ano uma campanha para orientar as pessoas, incluindo alguns testes de saúde óssea para que possamos diminuir estas estatísticas”, declara Dr. Sergio Setsuo Maeda, presidente da ABRASSO.

A osteoporose se caracteriza por perda de massa e deterioração de qualidade óssea conforme vamos ficando mais velhos, principalmente após a menopausa nas mulheres. É uma doença silenciosa, que muitas vezes só é diagnosticada quando a pessoa sofre uma fratura óssea após uma queda, sendo os principais locais de fratura punho, coluna e quadril.

As fraturas decorrentes da osteoporose podem ocasionar dor e redução da mobilidade, o que dificulta a realização de tarefas básicas do cotidiano. Especialmente as fraturas de quadril podem levar a longos períodos de internação hospitalar, com risco aumentado de infecções e óbito. “Trata-se de um grande problema de saúde pública, com muitas internações e pessoas incapacitadas de retomarem suas vidas após uma fratura em decorrência da fragilidade óssea. As medidas de prevenção começam na infância, com boa ingestão de alimentos ricos em cálcio – leite e derivados –  atividade física regular com exercícios resistidos e de equilíbrio, pensando no fortalecimento de músculos, ossos e articulações e, claro, exposição solar para formação de vitamina D”, comenta Dr. Maeda.

Números da osteoporose:

– Nas mulheres acima de 45 anos de idade, as fraturas por causa da osteoporose resultam em mais dias de hospitalização do que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infarto e câncer da mama;

– Cerca de 20% a 24% dos pacientes vão a óbito no primeiro ano após uma fratura de quadril;

– Cerca de 40% das pessoas que tiveram fratura no quadril ficam incapazes de andar sem ajuda; 60% necessitam de assistência um ano depois; 80% não conseguem dirigir e/ou fazer compras.

– 33% dos pacientes com fratura de quadril ficam totalmente dependentes ou em casa de repouso no ano seguinte à fratura de quadril.

A campanha “Previna a Osteoporose: Mexa-se!” é gratuita e dirigida para todas as faixas etárias.

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Previna a Osteoporose: Mexa-se!

Estação da Luz do Metrô de São Paulo

Dia 20/10, das 9 às 17 horas

Orientações gerais, oficinas, teste de calcâneo e FRAX

Evento Gratuito e aberto à população

Clique na imagem abaixo para visualizar o PDF da campanha.



plugins premium WordPress