ABRASSO na Mídia | Podcast

Clique na opção desejada para ouvir o podcast:
Podcast ABRASSO #45 – Acondroplasia: o que é? | abril de 2024 – Condição popularmente conhecida como nanismo, a acondroplasia pode ser diagnosticada já na fase intrauterina. E esse diagnóstico clínico e radiológico precoce é importante para tratar as comorbidades associadas a ela. Quem explica é o Dr. Guido Colares Neto, endocrinologista da ABRASSO.

Podcast ABRASSO #44 – Vitamina D em crianças e adolescentes | março de 2024 – Neste episódio, a Dra. Vanessa Radonski, endocrinologista pediátrica, comenta sobre seu estudo, que avaliou um grande número de crianças e adolescentes (mais de 400 mil amostras) quanto ao status de vitamina D. Um dos achados é que principalmente nas meninas há mais hipovitaminose D.

Podcast ABRASSO #43 – Desafios no diagnóstico laboratorial das doenças metabólicas | março de 2024 – A revista Conectividade Óssea nº79 traz a participação da Dra. Monique Ohe e do Dr. José Gilberto Vieira.
Podcast ABRASSO #42 – A osteoporose secundária | fevereiro de 2024 – Dr. Leonardo Costa Bandeira e Farias, endocrinologista membro da ABRASSO, explica neste episódio a osteoporose secundária, cujas causas são muito variadas, mas das quais fazem parte distúrbios endócrinos e deficiências nutricionais. Além das informações, ele faz alerta aos pacientes e aos colegas médicos.
Podcast ABRASSO #41 – O ginecologista como protagonista no rastreio e detecção da osteoporose | janeiro de 2024 – Dr. Ben-Hur Albergaria, ginecologista do Espírito Santo e membro da ABRASSO, explica nesse podcast o papel do ginecologista já na anamnese, a importância de detectar fraturas silenciosas e chama atenção para o FRAX, uma ferramenta que ele considera um divisor de águas para os profisisonais da saúde que cuidam da saúde óssea.

Podcast ABRASSO #40 – Dieta na menopausa. Isso prejudica meu osso? | janeiro de 2024 – A Dra. Maria Lúcia Fleiuss de Farias, endocrinologista do Rio de Janeiro e diretora científica da ABRASSO, é quem participa deste episódio para fazer alertas sobre dietas restritivas e dietas da moda e seus impactos na saúde do osso, principalmente, durante a menopausa.

Podcast ABRASSO #39 – Nutrição e saúde do osso | dezembro de 2023 – Qual a importância dos micronutrientes como fósforo, magnésio e vitamina K para saúde do osso? Como a dieta pode impactar a absorção de minerais essenciais para os ossos? Que alimentos ou hábitos alimentares podem prejudicar a densidade óssea e devem ser evitados? Quem responde a essas e outras questões é a Fernanda Brunacci, nutricionista da ABRASSO.
Podcast ABRASSO #38 – Osteoporose senil | dezembro de 2023 – Os dados são do IBGE: o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, entre 2012 e 2021. Em dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. Então o Brasil já é um país de idosos. Pegando um gancho nessa estatística, trazemos a osteoporose senil como pauta com as explicações da Dra. Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães, reumatologista de Minas Gerais diretora da ABRASSO.
Podcast ABRASSO #37 – Chip da Beleza | novembro de 2023 – A Conectividade 78 traz uma conversa entre o ginecologista e diretor da ABRASSO, Dr. Marcelo Steiner, e a Dra. Maria Celeste Osorio Wender, ginecologista associada da ABRASSO.
Podcast ABRASSO #36 – A saúde óssea dos atletas jovens | novembro de 2023 – Exercício físico regular é saúde, ponto final. Mas há alguns sinais de alerta para o osso quando este exercício é extenuante, principalmente para crianças e adolescentes, pois essa faixa etária está no pico na massa óssea. Para entender melhor, convidamos a Dra. Maisa Monseff, endocrinologista membro da ABRASSO, para participar deste episódio.

Podcast ABRASSO #35 – Previna a osteoporose: mexa-se | outubro de 2023 – Neste episódio, o Dr. Sergio Setsuo Maeda, presidente da ABRASSO, conta quais serão as ações da Campanha para o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, que é em 20 de outubro. A grande novidade deste ano é a Casa Segura Virtual, um projeto da ABRASSO desenhado de forma a conceder todas as principais informações para prevenção de quedas e fraturas em decorrência da osteoporose.

Podcast ABRASSO #34 – Osteoartrite no quadril (artrose) | outubro de 2023 – Esse podcast foi gravado na mesma semana que o presidente do Brasil seria submetido a uma cirurgia coxofemural, ou seja, para tratar a osteoartrite de quadril. Por isso convidamos a Dra. Vera Lucia Szejnfeld, reumatologista e ex-presidente da ABRASSO, para entender melhor sobre essa doença, quem está no grupo de risco, quais as formas de prevenção e tratamento.

Podcast ABRASSO #33 – Reabilitação do paciente com fratura vertebral | setembro de 2023 – A Dra. Pérola Grinberg Plapler, fisiatra e membro da ABRASSO, é quem participa deste episódio para falar sobre as fraturas vertebrais, os principais objetivos da reabilitação em pacientes com fratura vertebral osteoporótica e os principais desafios que essas pessoas enfrentam após uma fratura.
Podcast ABRASSO #32 – Espondilite anquilosante: uma doença do jovem | setembro de 2023 – Com impactos significativos na saúde óssea dos pacientes, tais como ossificação vertebral, deformidades e fraturas por fragilidade, a espondilite anquilosante é uma doença que precisa ser mais debatida e divulgada. Comum aos jovens, seu diagnóstico pode demorar até 10 anos. O Dr. Marcelo de Medeiros Pinheiro, reumatologista da diretoria da ABRASSO, é quem explica sobre a doença.
Podcast ABRASSO #31 – A ortopedia e as fraturas osteoporóticas | agosto de 2023 – Dieta rica em cálcio, exposição solar, níveis adequados de vitamina D e exercício físico regular são os pilares para manter o osso forte, já desde a infância. Mas e quando a pessoa já sofreu uma fratura por causa da osteoporose, como o ortopedista deve intervir para cuidar da fratura e ter um olhar mais atento ao osso? Quem explica é a Dra. Tania Szejnfeld Mann, ortopedista da ABRASSO.
Podcast ABRASSO #30 – O papel da dieta na saúde óssea | agosto de 2023 – A endocrinologista Dra. Mayra Macena é quem participa deste episódio deixando um recado muito claro: qualquer que seja a dieta, ela deve ser acompanhada por um especialista para que também haja acompanhamento da saúde óssea.

Podcast ABRASSO #29 – Osso, músculo e articulação: a tríade do movimento | agosto de 2023 – A Dra. Ana Clara Ribeiro Gazeta, reumatologista associada da ABRASSO, é quem traz informações sobre as interações entre osso, músculo e articulações, explicando as funções biomecânicas, a prevenção de lesões e a interação complexa entre a massa muscular, densidade óssea e saúde articular ao longo do envelhecimento, além de outros esclarecimentos importantes.

Podcast ABRASSO #28 – Bioinformática | julho de 2023 – Nesta conversa, as Dras. Luciane Capelo (Unifesp), Maísa Monseff (USP Ribeirão) e Dr. André Zelanis (Unifesp) falam sobre bioinformática e a big data na Medicina.

Podcast ABRASSO #27 – O que são osteoformadores e antirreabsortivos? | julho de 2023 – Neste episódio, a endocrinologista Dra. Manuela Rocha Braz traz informações sobre o tratamento da osteoporose com o uso dos osteoformadores e os antirreabsortivos. Acompanhe.

Podcast ABRASSO #26 – Osteoporose na infância | julho de 2023 – Osteoporose pode acontecer na infância. Neste episódio, o Dr. Guido de Paula Colares Neto, endocrinologista pediátrico e membro da ABRASSO, conta sobre os principais sinais que podem levar ao diagnóstico.

Podcast ABRASSO #25 – Bariátrica e as consequências para a saúde óssea | junho de 2023 – Opção para ajudar a combater a obesidade grave, a cirurgia de redução de estômago é apenas uma ferramenta, e não solução definitiva para os problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Do espectro do osteometabolismo, há muito que se levar em conta. Quem explica é o atual presidente da ABRASSO, Dr. Sergio Maeda.

Podcast ABRASSO #24 – O exercício físico como prevenção na saúde óssea? | maio de 2023 – Exercícios físicos recomendados para prevenir a perda de massa óssea e quais são indicados para quem já foi diagnosticado com osteoporose são algumas das informações trazidas por Adriana Cognolato, educadora física da ABRASSO. Nessa conversa ela também fala sobre cuidados e precauções que devemos ter durante a prática de exercícios físicos para evitar lesões ósseas ou fraturas e deixa recado aos colegas e população em geral.

Podcast ABRASSO #23 – Veganos devem cuidar da saúde óssea? | maio de 2023 – Os hábitos alimentares vêm sendo discutidos cada vez mais e, nesse espectro, crescem os adeptos do vegetarianismo estrito e do veganismo. Estudos indicam: as pessoas com dieta vegetal têm menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer de intestino, entretanto, a saúde óssea é algo que precisa estar em constante avaliação. A Dra. Ana Clara Ribeiro Gazeta, reumatologista associada da ABRASSO, é quem traz informações dentro deste tema.

Podcast ABRASSO #22 – A saúde óssea na ginecologia: o que o paciente precisa saber | abril de 2023 – O Dr. Marcelo Steiner, ginecologista da diretoria da ABRASSO, explica neste episódio sobre a saúde óssea da mulher em diferentes fases da vida, passando pela infância, gestação, a menopausa e trazendo informações bem relevantes sobre exames de diagnóstico e a importância do ginecologista na orientação e avaliação do tecido ósseo das suas pacientes.
Podcast ABRASSO #21 – Osso Cortical em Histomorfometria Óssea | janeiro de 2023 – As reumatologistas dra. Mariana Ortega Perez e dra. Natalia Pereira Machado conversam sobre “Osso Cortical em Histomorfometria Óssea”.

Podcast ABRASSO #20 – Hipofosfatasia – Parte 2: Tratamento | novembro de 2022 – Os endocrinologistas dra. Bárbara Campolina Carvalho Silva e dr. Luiz Cláudio Castro conversam sobre esse raro distúrbio metabólico.

Podcast ABRASSO #19 – Hipofosfatasia – Parte 1: Conceito e Diagnóstico | novembro de 2022 – Os endocrinologistas dra. Bárbara Campolina Carvalho Silva e dr. Luiz Cláudio Castro conversam sobre esse raro distúrbio metabólico.
Podcast ABRASSO #18 – Alerta para a descontinuação do denosumabe | julho de 2022 – As endocrinologistas Dra. Patricia Muskat e Dra. Marise Lazaretti Castro conversam sobre esse potente agente antirreabsortivo.
Podcast ABRASSO #17 – Vitamina D e Sol | abril de 2022 – A reumatologista Dra. Mariana Ortega conversa com o endocrinologista Dr. Sergio Maeda e a dermatologista dra. Denise Steiner.

Podcast ABRASSO #16 – Impacto dos inibidores de aromatase na saúde óssea das mulheres com câncer de mama | fevereiro de 2022 – O ginecologista Dr. Marcelo Steiner conversa com a endocrinologista Dra. Ana Hoff.

Podcast ABRASSO #15 – Biomarcadores no remodelamento ósseo | setembro de 2021 – As endocrinologistas Monique Ohe e Cynthia Brandão conversam sobre Biomarcadores no remodelamento ósseo, representantes do processo de formação ou de reabsorção óssea no organismo.
Podcast ABRASSO #14 – Manual Brasileiro de Osteoporose | agosto de 2021 – A Dra. Ana Clara Ribeiro conversa com a fisiatra Pérola Grinberg Plapler.
Podcast ABRASSO #13 – Saúde óssea na obesidade e após cirurgia bariátrica | abril de 2021 – Participação da endocrinologista Dra. Victória Borba.
Podcast ABRASSO #12 – Os efeitos da menopausa na saúde óssea | fevereiro de 2021 – Participação do ginecologista e obstetra Dr. Luciano de Melo Pompei.
Podcast ABRASSO #11 – Fragilidade óssea em pessoas trans | dezembro de 2020 – Participação da ginecologista e obstetra Dra. Maria Celeste Wender.
Podcast ABRASSO #10 – Osteoporose induzida por glicocorticoides | outubro de 2020 – Participação do reumatologista Dr. Charlles Heldan de Moura Castro.
Podcast ABRASSO #9 – Amamentação e saúde óssea | setembro de 2020 – Participação do reumatologista Dr. Felipe Merchan Ferraz Grizzo.
Podcast ABRASSO #8 – Vitamina D e COVID-19 | agosto de 2020 – Participação da endocrinologista Dra. Marise Lazaretti Castro.
Podcast ABRASSO #7 – Osteogênese Imperfeita | julho de 2020 – Participação do endocrinologista Dr. Bruno Ferraz.

Podcast ABRASSO #6 – Prevalência e fatores de risco para osteoporose em pacientes com DPOC | maio de 2020 – Participação da reumatologista Dra. Roberta Queiroz Graumam.

Podcast ABRASSO #5 – Epidemiologia da osteoporose no Brasil | fevereiro de 2020 – Participação do reumatologista Dr. Diogo Domiciano.
Podcast ABRASSO #4 – Osteoporose: alimentação e lacfree | janeiro de 2020 – Participação da nutricionista Lígia Araújo Martini.
Podcast ABRASSO #3 – A relação entre alimentação e osteoporose | novembro de 2019 – Participação da endocrinologista Dra. Marise Lazaretti Castro.
Podcast ABRASSO #2 – Diabetes e a saúde óssea | outubro de 2019 – Participação do endocrinologista Dr. Bruno Ferraz.
Podcast ABRASSO #1 – Osteoporose é uma doença mais comum em mulheres | outubro de 2019 – Participação do reumatologista Dr. Charlles Heldan de Moura Castro.

Assessoria de Imprensa:

Gengibre Comunicação

Contato: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br

Fone: (011) 94466-0408

plugins premium WordPress