O projeto Casa Segura Virtual da ABRASSO foi vencedor do 2º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA na categoria Promoção em Saúde. Criada em 2022 pela ACESSA – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde – a premiação aconteceu ontem, na Vila Olímpia, em São Paulo, numa noite marcada por expectativa e muita emoção.
Dividida em três categorias – Comunicação em Saúde e Autoconhecimento, Promoção à Saúde e Uso Racional de MIPs e Outros Produtos – a ação busca reconhecer trabalhos, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do conceito de autocuidado em saúde, que apoia a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.
O projeto da ABRASSO
A Casa Segura Virtual foi concebida para ampliar a informação e, assim, permitir que mais pessoas tenham acessos a dicas importantes para evitar quedas e fraturas em casa. “Esperamos com isto promover autocuidado, principalmente, porque a pirâmide populacional aponta para o fato de que a quantidade de idosos vai aumentar exponencialmente e as fraturas decorrentes das quedas trazem prejuízos e sequelas que comprometem a independência dessas pessoas”, conta Dr. Sergio Maeda, presidente da ABRASSO e idealizador da versão digital da Casa Segura.
Estiveram envolvidos no projeto: o arquiteto Gabriel Pietraroia; a idealizadora da Casa Segura (construída fisicamente em 2017), Marise Lazaretti Castro, os ilustradores Julia Vannucchi e Rodrigo Chedid, a programadora Luisa Vilhena e a jornalista e locutora Regiane Chiereghim.