03 ago “Envelhecimento Saudável” será tema principal do 10º Congresso Brasileiro sobre Osteoporose
BRADOO totalmente presencial em 2022 será de 19 a 22 de outubro,na capital carioca, e discutirá assuntos da ONU para a década 2021-2030
A ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) promoverá, de 19 a 22 de outubro, o 10º BRADOO (Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo) – que volta a ser totalmente presencial neste ano. Considerado o maior encontro médico sobre osteometabolismo da América do Sul, o evento acontecerá no Windsor Oceânico Hotel, no Rio de Janeiro (RJ). O tema de 2022 é “Envelhecimento Saudável”, o mesmo declarado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a década 2021-2030. As inscrições estão disponíveis no site oficial (www.bradoo.com.br).Dr. João Lindolfo Cunha Borges, presidente do 10° BRADOO.
O evento coincidirá com o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Osteoporose, celebrado em 20 de outubro. “Acreditamos que não há maneira melhor de passar esta data tão importante para os profissionais da saúde óssea que não seja promovendo discussões científicas sobre essa doença, que afeta, anualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros”, ressalta o endocrinologista e presidente do congresso, João Lindolfo Borges.
Dra. Maria Celeste Osório Wender, diretora Científica do 10° BRADOO.
Dr. Francisco José Albuquerque de Paula, presidente da ABRASSO.
Participações especiais
O congresso contará com a participação de renomados líderes e jovens pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Cerca de 100 convidados enriquecerão os debates sobre saúde óssea. O BRADOO contará, ainda, com participações internacionais. Entre os confirmados está Michael McClung, diretor-fundador do Oregon Osteoporosis Center, de Portland (OR, EUA). Como pesquisador e professor, ele está envolvido em importantes estudos médicos da área, com mais de 250 artigos científicos publicados sobre osteometabolismo e osteoporose.
John Bilezikian também estará no congresso. Endocrinologista e professor de Medicina e Farmacologia da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), é uma das maiores referências mundiais no âmbito da endocrinologia e da osteoporose. Suzanne Jan de Beur é mais uma presença confirmada. Endocrinologista especialista em doenças ósseas, é professora associada na Escola de Medicina da Johns Hopkins University, em Baltimore (MD, EUA).
Também estarão no 10° BRADOO o atual presidente da IOF (International Osteoporosis Foundation), John Kanis, professor emérito em metabolismo humano e doenças osteometabólicas. Ele publicou mais de 1.000 artigos científicos e capitaneou o desenvolvimento da ferramenta de diagnóstico FRAX. O congresso também contará com a presença do professor de Epidemiologia e Saúde Pública Jean-Yves Reginster, presidente da European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis.
Além das palestras presenciais, convidados internacionais gravaram aulas especialmente para o congresso. Os americanos David Dempster, Deborah Novack e Roland Baron, a britânica Erika Kague e a grega Irene Lambrinoudaki participarão do 10° BRADOO de forma remota.
Campanha na Praça Duó
Neste ano, para o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, a ABRASSO fará uma ação na Praça Duó, na Barra da Tijuca, bairro à beira-mar localizado na capital carioca. O local fica a 500 metros do Centro de Eventos do Windsor Oceânico Hotel, onde acontece o 10° BRADOO. No dia 20 de outubro, das 8h às 17 horas, médicos da entidade estarão presentes para orientar, gratuitamente, a população sobre a osteoporose.
Entre as atividades gratuitas, estarão disponíveis três máquinas para o Teste de Calcâneo (exame que avalia a massa óssea por meio de ultrassonometria do calcanhar), junto ao questionário do Teste Frax (desenvolvido para estimar a probabilidade de fraturas de acordo com os fatores de risco relatados na pesquisa). A Praça São Perpétuo, conhecida popularmente por “Praça Duó”, fica na avenida Lúcio Costa, 1.952.