Cerimônia de abertura contagia e emociona

Emoção e sentimento de gratidão marcaram a solenidade de abertura do 11º BRADOO, que aconteceu na noite de 22/08 em Brasília.

Dr. Sérgio Setsuo Maeda, presidente da ABRASSO, a Dra. Maria Lúcia Fleiuss, diretora científica do 11º BRADOO, e o Dr. Henrique Pierotti Arantes, presidente do 11º BRADOO, compuseram a mesa da cerimônia. O Dr. Maeda foi o primeiro a discursar, dando as boas-vindas e trazendo um overview sobre todas as atividades desenvolvidas pela ABRASSO durante sua gestão, e foram muitas!

Entre elas: elaboração de um novo estatuto coordenado pela Dra. Marise Lazaretti Castro; a renovação do Curso de Habilitação em Densitometria Óssea, Curso de Composição Corporal, Curso Prático de Capacitação em Densitometria E-DXA e o Curso para Operadores, além da produção de uma nova apostila para o Curso e Exame de Habilitação em Densitometria Óssea. Foram 13 cursos até aqui, com cerca de 871 participantes. Além deles, durante a gestão aconteceu a Jornada de Osteoporose e Menopausa, que contou com a organização do Dr. Marcelo Steiner, membro da diretoria da ABRASSO, e que congregou 540 participantes online.

O lançamento do Frax Brasil 2.0 – que contou com equipe composta por Dra. Marise Lazaretti Castro, Dr. Ben-Hur Albergaria, Dr. Sérgio Setsuo Maeda e Dr. Cristiano Zerbini – foi um dos pontos altos da gestão, juntamente com a campanha da Osteoporose em 2023 (que teve recorde de público) e o lançamento da Casa Segura Virtual, que até a data de fechamento desta matéria, contava com cerca cerca de 11 mil acessos no site. Inclusive, o projeto recebeu o 2º Prêmio de Autocuidado em Saúde Acessa, promovido pela revista Veja.

E os esforços não pararam por aí: a campanha de osteoporose deste ano já está sendo planejada com o tema Osteossarcopenia; e um novo projeto está em andamento, o Dia-a-Dia Seguro (nos mesmos moldes da Casa Segura Virtual). E até o final de 2024 será lançado um livro de densitometria com aplicabilidade clínica.

Muito emocionado ao agradecer sua família, Dr. Maeda discursou sobre a paixão que tem pelo cinema e finalizou sua fala exibindo um trecho do filme A Festa de Babette, para ilustrar sua gratidão e fazer um paralelo com a alimentação do conhecimento, um dos pilares da ABRASSO.

Na sequência, a Dra. Maria Lúcia Fleiuss comentou sua participação na diretoria “que significou muito aprendizado e um convívio excelente com todos os parceiros”. Ela mencionou o desafio como diretora científica do BRADOO como muito interessante, chamando atenção para a ampliação do número de temas livres apresentados e a submissão de mais de 100 trabalhos e para as atividades da Arena Científica, novidade no BRADOO. “Trabalhamos de maneira camarada e proveitosa”, concluiu.

Na sequência, o Dr. Henrique Pirotti Arantes, endocrinologista de Brasília e presidente do Congresso, abriu sua fala com uma timeline desde o convite feito pelo endocrinologista Dr. João Lindolfo Cunha Borges, durante o CBEM de 2022, para que ele presidisse o 11º BRADOO. Foram várias etapas, desde aconselhamento com Dra. Marise, a escolha da agência organizadora, a visita técnica ao local do evento, muitas reuniões online, mensagens de WhatsApp e e-mails “trabalho em equipe é poderoso”, frisou.

O BRADOO congregou 86 palestrantes, mais de 800 congressistas reunindo 25 Estados e cerca de 12 especialidades médicas. Dr. Henrique trouxe várias frases motivacionais que o nortearam na jornada, sendo uma delas a do Roosevelt:

“Não é o crítico que importa, nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue, que luta bravamente, que erra, que decepciona porque não há esforço sem erros e decepções, mas que, na verdade, se empenha em seus feitos, que conhece o entusiasmo, as grandes paixões, que se entrega a uma causa digna, que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente” – Theodore Roosevelt.

Para finalizar, o momento mais esperado da noite: a entrega do prêmio José Gilberto Henriques Vieira, que foi concedido pelo próprio Dr. Vieira à Dra. Marise Lazaretti Castro.

Aplaudida de pé e muito emocionada, Dra. Marise falou que a arte da Medicina é identificar que cada ser é único; ela relatou sua alegria em ver artigos próprios e de seus alunos publicados, de vê-los se formando. Em determinado momento dirigiu-se especialmente às mulheres da plateia: “é possível seguir a carreira e formar uma família ao mesmo tempo. Quero incentivá-las a isso: família é muito importante”.

Emoção, gratidão, trabalho realizado. Que venha o 12º BRADOO, que já tem local definido: São Paulo.

Tags:


plugins premium WordPress