03 nov ABRASSO promove mais de 350 atendimentos gratuitos na Praça do Ó
Ação foi realizada no dia 20 de outubro, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção e Combate à Osteoporose
A Praça do Ó, na Barra da Tijuca (RJ), recebeu, no dia 20 de outubro, uma equipe médica da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo) para atividades voltadas ao Dia Mundial de Prevenção e Combate à Osteoporose, celebrado na mesma data. A campanha “Ossos fortes, vida longa!” buscou conscientizar sobre a importância da prevenção de fraturas no envelhecimento saudável. Mais de 350 atendimentos gratuitos foram contabilizados pela equipe da sociedade. Veja as fotos clicando aqui.
Durante a atividade, os pacientes puderam realizar dois tipos de testes, ambos com objetivo de rastrear preventivamente a presença da osteoporose. No Teste Frax, os participantes responderam, via tablet, questões como peso, idade, uso de medicamentos, consumo de álcool, entre outras. O resultado deste é o cálculo da probabilidade de fratura por osteoporose nos próximos dez anos. Apenas os que apresentaram probabilidade média ou alta foram instruídos a passarem pelo Teste de Calcâneo.
O Teste de Calcâneo é feito por meio de um ultrassom, sem expor o paciente à radiação, com foco no maior osso do pé, o calcâneo, cuja extremidade posterior é popularmente chamada de calcanhar. Ao fim deste teste, a máquina emite um resultado, um indicador de risco de fratura. Esses resultados foram analisados pelos médicos especialistas da ABRASSO e, a partir daí, os participantes foram orientados, caso a caso.
“Esse ano levamos essa tradicional ação da ABRASSO para o Rio de Janeiro, principalmente devido à realização do 10° BRADOO (Congresso Brasileiro de Densitometria, Osteoporose e Osteometabolismo), que ocorreu na capital carioca. Nosso objetivo, como sociedade médica, é jogar luz sobre este importante problema de saúde pública, aumentando a conscientização da população sobre a osteoporose. Voltamos do Rio com a sensação de dever cumprido”, salienta Francisco José Albuquerque de Paula, endocrinologista e presidente da ABRASSO.
Congresso de osteoporose
As atividades na Praça do Ó ficaram a 500 metros do Centro de Convenções do Windsor Oceânico Hotel, local onde ocorreu o 10° BRADOO, considerado o maior encontro médico sobre osteometabolismo da América do Sul. O tema do evento deste ano foi “Envelhecimento saudável” – o mesmo declarado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a década 2021-2030.
A realização do congresso coincidiu com a comemoração do Dia Mundial de Prevenção e Combate à Osteoporose. “Acreditamos que não há maneira melhor de passar esta data tão importante para os profissionais da saúde óssea que não seja promovendo discussões científicas sobre a doença, que afeta, anualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros”, ressalta o endocrinologista e presidente do 10° BRADOO, João Lindolfo Borges.